São Camilo de Lellis

São Camilo de Lellis nasceu em Buquiânico, Itália, em 25 de maio de 1550. Filho de pai militar e de mãe muito devota, o nascimento de Camilo foi considerado um milagre, tendo em vista que seus pais ainda não tinham herdeiro e tiveram um filho já em idade avançada. Ambos faleceram quando Camilo era ainda jovem, levando-o a enfrentar a vida sozinho e a assumir responsabilidades prematuramente.

Camilo seguiu a carreira militar do pai, alistando-se no exército aos 17 anos de idade. Viveu sob condições financeiras precárias e, sem ainda atentar-se à presença de Deus em sua vida, entregou-se aos prazeres e aos vícios do mundo, principalmente à bebida e ao jogo, chegando a perder a própria roupa em uma aposta. Naquele período, Camilo adquiriu também uma dolorosa úlcera no pé, ferida que o acompanhou durante toda sua vida.

Padecendo sob condições adversas, passando fome, frio e sem ter onde morar, Camilo foi acolhido no Convento dos Capuchinhos, onde passou a trabalhar. Um dia, levando uma mercadoria do Convento para a cidade, Camilo caiu do animal que o transportava e, em momento de profundo arrependimento e comoção, se converteu a Deus, entre prantos, comprometendo-se a mudar de vida e a servi-Lo como religioso capuchinho. Era dia 2 de fevereiro de 1575.

A ferida no pé, entretanto, impediu-o de permanecer naquele Convento e de abraçar a vocação capuchinha. Camilo partiu, então, para o Hospital São Tiago, em Roma, onde passou a cuidar dos doentes. Naquele local, compreendeu a missão que Deus queria para sua vida: servir os enfermos como se fossem o próprio Cristo crucificado. Tornou-se sacerdote e organizou uma companhia de homens de boa vontade que queriam doar suas vidas no cuidado dos doentes e dos mais necessitados.

O grupo de Camilo foi crescendo e atraindo homens motivados a cuidar dos enfermos. A Santa Sé autorizou o uso da cruz vermelha como distintivo do grupo e, logo depois, a Congregação foi elevada ao grau de Ordem Religiosa, sendo conhecida como Ordem dos Ministros dos Enfermos. Após uma vida de doação ao serviço dos doentes, Camilo morreu em 14 de julho de 1614. Foi canonizado em 1746 e, posteriormente, declarado padroeiro dos doentes, hospitais e profissionais da Saúde.

Fonte: camilianos.org.br


São Camilo no Brasil

O primeiro passo para a vinda dos Camilianos ao Brasil ocorreu em Roma, na Itália, no fim de junho de 1922, quando os padres Camilianos Inocente Radrizzani e Eugênio Dallagiacoma foram designados a cumprir a santa e nobre missão de fundar uma colônia dos filhos de São Camilo em Mariana (MG).

Pe. Eugênio e Pe. Inocente partiram da Itália em 29 de agosto do mesmo ano e, depois de atravessarem o Atlântico, desembarcaram em Niterói (RJ), em 15 de setembro, partindo no mesmo dia para Mariana. Na cidade foram recebidos pelo bispo-auxiliar, Vigário Capitular, que os acolheu fraternalmente. Cinco dias depois, Pe. Inocente embarcava, sozinho, de volta ao Rio de Janeiro, deixando Pe. Dallagiacoma em Mariana, para tratar da instalação da missão Camiliana no Rio, já que o tempo vivenciado na cidade mineira foi o suficiente para compreender que lá não era o lugar ideal para iniciar a fundação, porém, assim como em Mariana, no Rio de Janeiro os resultados foram poucos. Com a ajuda do secretário do Arcebispo de São Paulo, Pe. Alfredo Mecca, Pe. Inocente continuou sua trajetória, dessa vez com destino a São Paulo, para se apresentar ao Arcebispo D. Duarte Leopoldo.

Em São Paulo, Pe. Inocente percebeu ser essa uma cidade promissora e que poderia se transformar em um imenso campo de atividades Camilianas, o que fez Pe. Dallagiacoma também deixar a pequena cidade de Mariana. Em 1923, os frades capuchinhos cederam a Capelania do Hospital Humberto I, da colônia italiana, assumida pelo Pe. Eugênio Dallagiacoma, no dia 15 de novembro do mesmo ano. Depois disso, a primeira iniciativa foi alugar uma casa, onde Pe. Sílvio Silvestri, o terceiro a chegar ao Brasil, tornou-se hóspede.

Em 08 de outubro de 1923, os Camilianos estavam no seu predileto campo, realizando o trabalho iniciado por São Camilo de Lellis com os doentes. Esse foi o grande marco para a missão Camiliana que, finalmente, conquistou seu espaço e, em menos de 10 anos, nomeou os capelães dos principais hospitais da Arquidiocese de São Paulo.

Foi nessa fase próspera que o Arcebispo D. Duarte Leopoldo e Silva cedeu um terreno de 8 mil metros quadrados na região do bairro do Jaçanã, na capital paulista, onde foi construída uma pequena igreja, transformada em Paróquia Hospitalar, no dia 25 de abril de 1930, e considerada a segunda comunidade Camiliana de São Paulo. Com a seriedade e o sucesso da atuação dos Camilianos, um novo terreno foi cedido pelo mesmo Arcebispo, D. Duarte. Dessa vez, eram 5 mil metros quadrados de terreno, na Vila Pompeia, na zona Oeste de São Paulo, com capela, pequenas dependências e uma escola primária. Surgiu, nesse momento, a casa-mãe da Província Camiliana Brasileira. Mais tarde, nessa mesma Vila Pompeia foi inaugurado o primeiro Centro Camiliano de Assistência Médica aos doentes no Brasil, unindo de forma inseparável o ideal de São Camilo: assistências espiritual e corporal. Em 1935, o humilde ambulatório deu espaço à Policlínica São Camilo, com edifício moderno e bem-equipado, ampliando e melhorando a assistência à população.

Nesse meio tempo muitas outras conquistas aconteceram, como o Seminário e o Hospital de Iomerê (SC), a Igreja e o Seminário de Jaçanã, em São Paulo (SP), a casa, o Ambulatório e o Santuário no Rio de Janeiro (RJ) e parte do Seminário localizado na Granja Viana, na cidade de Cotia (SP). Esses são alguns pontos marcantes da persistente trajetória dos Camilianos desde quando partiram de Roma até chegarem e se instalarem no Brasil. Fatos regados de muito trabalho, sacrifício e ajuda mútua.

Hoje, as entidades Camilianas atuam em todo território nacional e além de realizarem a vontade de seu fundador em estar a serviço daqueles que, em seus desígnios e pensamentos, constituíram seu projeto de vida: os enfermos, também atuam em outras não menos importantes e necessitadas áreas, como a Paroquial, Formação de religiosos e Atividades missionárias, comunitária e educacional.

Fonte: camilianos.org.br


Hospital São Camilo Formosa

O Hospital São Camilo Formosa – GO está instalado na cidade desde 1968 e foi construído pela Sociedade São Vicente de Paulo e à época era chamado de Hospital Regional de Formosa.

Um ano após a fundação, o Hospital foi doado às Irmãs da Associação Madre Henriqueta que, em 1988, o transferiram também em doação à Sociedade Beneficente São Camilo (SBSC), que está à frente da gestão desde então, sendo um hospital geral de média complexidade.

São mais de 30 leitos, incluindo quartos privativos, Enfermarias, Semi UTI neonatal e salas de Centro Cirúrgico e de Centro Obstétrico muito bem equipadas. Atualmente, o Hospital atende pacientes adultos e infantis em mais de 10 especialidades médicas, com toda a infraestrutura necessária para a realização de cirurgias e partos que contam com parque tecnológico atualizado.

A equipe do Hospital São Camilo Formosa é formada por mais de 50 médicos e 97 profissionais que incluem colaboradores da assistência e de setores administrativos.

O Hospital São Camilo Formosa – GO disponibiliza ainda Serviço Ambulatorial para consultas e exames cardiológicos, ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia, densitometria, ultrassonografias e eletroencefalograma e também para procedimentos de videolaparoscopia, entre outros.

 

Compartilhe:
3