A coleta de sangue deve ser realizada preferencialmente com o paciente em jejum, de acordo com o exame a ser realizado:

  • 4h para coleta de sangue que tenha cortisol, lembrando que a mesma deverá ser feita até às 8h da manhã, além de ser imprescindível informar os medicamentos em uso, principalmente, glicocorticóides (inclusive pomadas e cremes), dia e hora da última dose;
  • 4h para dosagem de prolactina, recomendando-se um repouso de 30 minutos antes da coleta, para quem fez exercícios físicos;
  • 8h para dosagem de glicose;
  • 12h para dosagens que incluam colesterol, triglicerídios e lipidograma;
  • 6h para as demais coletas.
Este exame exige duas coletas de sangue: a primeira deve ser feita com o paciente em jejum de 8 horas. Após essa coleta, o paciente deverá fazer uma refeição normal do seu dia a dia, em seu horário habitual, preferencialmente até o meio-dia. Duas horas após esta refeição, deve proceder-se à segunda coleta de sangue.
A coleta de sangue deve ser feita com o paciente em jejum de 4 horas. A coleta só deve ser feita observando as seguintes instruções:

  • Após ejaculação, aguardar 48 horas;
  • Após exercícios pesados, aguardar 24 horas;
  • Após ter andado de bicicleta (inclusive ergométrica), motocicleta ou cavalo, aguardar 48 horas;
  • Após toque retal, aguardar 72 horas;
  • Após biópsia de próstata, aguardar 4 semanas;
  • Após massagem na próstata, aguardar 4 semanas;
  • Após realizar ultra som transretal, aguardar 7 dias.
Realizar a coleta preferencialmente pela manhã no dia da entrega ao laboratório. Apanhar 3 (três) porções pequenas do mesmo material fecal, em posições diferentes (começo, meio e fim das fezes). Se for preciso coletá-las no dia anterior, mantê-las armazenadas na geladeira. Colocar as fezes em recipiente adequado (oferecido pelo laboratório).

As fezes entregues ao laboratório devem ser recentemente coletadas – “fezes frescas”. Colocar as fezes em recipiente adequado (oferecido pelo laboratório), sem enchê-lo, pois a quantidade de amostra necessária para a análise é pequena. Não coletar durante o período menstrual ou quando houver sangramento local.

Evitar o uso de medicamentos irritantes do trato gastrointestinal (analgésicos, anti-inflamatórios e vitamina C).

OBS: A técnica laboratorial utilizada atualmente não obriga dieta alimentar para realização do exame, como era recomendado no passado.

Coletar 3 (três) amostras de fezes em três dias consecutivos ou alternados, em recipiente específico, contendo líquido conservante, misturando as amostras ao líquido conservante.

ATENÇÃO: O líquido conservante contido no recipiente de coleta é tóxico (não ingerir).

Pela manhã, esvaziar a bexiga desprezando toda a urina e marcando a hora exata em que terminou de urinar. A partir da hora marcada, coletar todas as urinas eliminadas pelas próximas 24 horas em um recipiente plástico (oferecido pelo laboratório), mantendo as amostras coletadas refrigeradas em geladeira.

Exemplo: se a coleta teve início às 8 horas, deve-se coletar a urina até às 08 horas da manhã seguinte. Se houver solicitação de Clearance de Creatinina ou de outros tipos, o paciente deve comparecer ao laboratório com a amostra da urina coletada e em jejum de 6 horas para proceder a coleta de sangue. Completada a coleta, trazer toda a urina imediatamente para o laboratório.

A amostra deverá ser coletada pelo paciente na manhã do dia destinado a entrega do mesmo (primeira urina do dia). Fazer a higiene da região genital apenas com água e sabão. Desprezar o primeiro jato urinário e colher o restante, o suficiente para encher o recipiente adequado. Fazer a entrega do material no laboratório até 1 hora após a coleta.

A amostra de urina para exame deverá ser coletada necessariamente na manhã do dia destinado a entrega do material (primeira urina do dia). Fazer a higiene da região genital com bastante água e sabão (não utilizar qualquer antisséptico). No recipiente estéril (entregue no momento da coleta), coletar somente o jato médio da urina, desprezando a primeira porção da micção.

Fazer a higiene da região genital com água e sabão e não usar antissépticos. Nos meninos, retrair o prepúcio e lavar bem. Nas meninas, limpar sempre de cima para baixo, trocando a compressa sempre que voltar ao local onde iniciou a limpeza. Enxugar com toalha limpa ou gaze.

COLETA: Retirar o papel que recobre a parte adesiva e fixar o orifício do saco coletor. Assim que a criança urinar no saco, deve-se fechá-lo colando as bordas do orifício e verificar se está bem vedado. A urina deve ser mantida em geladeira até ser levada ao laboratório.

Desprezar a primeira urina do dia e marcar o horário. Daí em diante, recolher todas as micções durante 12 horas. Toda urina recolhida deve ser conservada em geladeira e entregue ao laboratório após a última coleta. Identificar o recipiente com o nome completo, peso e altura do paciente.

A coleta deve ser feita, preferencialmente, pela manhã ao acordar, antes da ingestão de alimentos sólidos ou líquidos. Fazer higiene oral com bochechos e gargarejos somente com água. Inspirar profundamente algumas vezes e tossir procurando expectorar a quantidade máxima de secreção dos pulmões. Recolher o catarro diretamente no recipiente estéril adequado, tampando-o imediatamente. é importante lembrar da necessidade de coletar escarro e não saliva, para não invalidar o resultado do exame.

Suspender o uso de medicamentos antimicóticos, de esmalte (caso a coleta seja nas unhas), cremes e loções no local com, no mínimo, 15 (quinze) dias de antecedência.

Aguardar 30 minutos em repouso no laboratório antes da coleta. Este exame não deve ser feito após mamografia. A paciente não deve fazer esforço físico e nem ter relações sexuais durante as 24 horas que antecedem a coleta.

O paciente deverá permanecer 24 horas sem ingerir os alimentos relacionados, pois estes interferem no resultado: abacate, ameixa, banana, berinjela, chocolate, frutos secos, mexilhões, nozes, picles e tomate.

O paciente deverá permanecer 7 dias sem ingerir os seguintes medicamentos conforme orientação do seu médico assistente: Paracetamol, Guafenesin, Imipramina, Inibidores da MAO, Lítio, Metildopa, Morfina, Naproxeno (Naprosyn), Reserpina. Há jejum obrigatório de 8 horas.

Compartilhe:
3